De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, toda a chuva que vem caindo sobre Minas desde sexta-feira está associada a atuação da Zona da Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Desta vez, a parte mais intensa da ZCAS está um pouco mais ao sul e a chuva mais forte vem caindo também sobre a Grande Belo Horizonte e a zona da mata mineira. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um sistema que se forma todos os anos sobre o Brasil, com maior ou menor intensidade e é formado por grandes áreas de nuvens pesadas que se estendem desde a Região Norte ao Sudeste. Essa massa de nuvens sobre o interior do país é reforçada por frentes frias que chegam ao litoral da Região Sudeste.
Na segunda quinzena de novembro, a ZCAS ficou mais ativa sobre o norte mineiro e sobre o Espírito Santo. A chuva persistente e por vezes de forte intensidade também causou alagamentos e deslizamentos de terra.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um sistema que pode demorar até 15 dias para se dissipar. É preciso ocorrer uma grande mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil e por enquanto isto não deve acontecer. Assim, as nuvens vão continuar carregadas sobre Minas Gerais por mais alguns dias e a previsão é de muita chuva para todo o Estado, pelo menos até o domingo que vem.
Podia parar né? já tá bom, chega de enchentes e desastres!
JB PIRES


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário, aceito críticas e sugestões. Ficarei super feliz pelo simples fato de você ter comentado.