Todo o mundo quer um mundo melhor, mais respeitoso e cheio de segurança, mas, como conquistar isso?
Numa empresa de atendimento público um determinado funcionário, age como se estivesse diante de um bicho. Uma simples senhora de 94 anos de idade lhe pede uma informação. Com uma voz baixa e suave, ela pergunta:
Onde posso me informar sobre os processos de inclusão no bolsa família?
O funcionário que estava numa mesa voltada ao atendimento de pessoas deficientes e idosos, a trata com extrema ignorâcia dizendo:
A senhora foi autorizada a entrar neste estabelecimento vestida desta forma?
Ela trajava um vestido de chita e estava calçada em uma sandália de plástico tipo sapatilhas de bonecas, e segurava em suas mãos um saco plástico aparentemente com seus documentos.
Ao lado daquela fila, estava uma outra de atendimento normal e bem maior por sinal, ali uma moça aparentando ter seus, 28 anos, não aguentou a situação e perguntou ao funcionário, desculpe-me, mas aqui é um estabelecimento de atendimento à população ou uma super empresa que trata bem seus visitantes e clientes com direito a cafezinho e bisoitos?
Ao lado daquela fila, estava uma outra de atendimento normal e bem maior por sinal, ali uma moça aparentando ter seus, 28 anos, não aguentou a situação e perguntou ao funcionário, desculpe-me, mas aqui é um estabelecimento de atendimento à população ou uma super empresa que trata bem seus visitantes e clientes com direito a cafezinho e bisoitos?
Ele se voltou contra a moça e disse, "cale-se, vc não tem nada a ver com isso!"
Novamente ela disse, aqui jas um péssimo funcionário ativo. As pessoas que ali estavam estarrecidas com o fato riram-se, uns as defendiam outros em sua triste maioria só reclamavam.
Em fim, ela fez tamanho estardalhaço em prol daquela senhora que estava num canto triste e muito envergonhada.
Conseguiu chamar atenção do diretor da instituição o qual chamou a moça e a senhora em sua sala.
Lá eles discutiram os assuntos, direitos e deveres do cidadão.
Ela colocou a idéia de uma cartilha para as pessoas se informarem e ainda falou sobre a requalificação daqueles funcionários, e encarecidamente pediu para que ele não demitisse o funcionário ignorante, pois se ele é ignorante com emprego, sem ele vai assaltar as velhinhas e moças inocentes de forma menos educada ainda. Os assaltantes que existem já incomodam em grande escala, se pudermos diminuir o número, o faremos.
Lá eles discutiram os assuntos, direitos e deveres do cidadão.
Ela colocou a idéia de uma cartilha para as pessoas se informarem e ainda falou sobre a requalificação daqueles funcionários, e encarecidamente pediu para que ele não demitisse o funcionário ignorante, pois se ele é ignorante com emprego, sem ele vai assaltar as velhinhas e moças inocentes de forma menos educada ainda. Os assaltantes que existem já incomodam em grande escala, se pudermos diminuir o número, o faremos.
O diretor acatou as idéias e pôs em prática. Logo as mudanças foram reconhecidas, os funcionários mais educados e prestativos e todos os clientes que ali frenquantavam estavam visivelmente impressionados com o atendimento. Cafezinho e biscoitos não havia, mas, a educação e o tratamento para com os outros mudou todo àquele conceito de que no Brasil, em especial, nos estabelecimentos públicos, bom atendimento não existe.