Todo o mundo quer um mundo melhor, mais respeitoso e cheio de segurança, mas, como conquistar isso?
Numa empresa de atendimento público um determinado funcionário, age como se estivesse diante de um bicho. Uma simples senhora de 94 anos de idade lhe pede uma informação. Com uma voz baixa e suave, ela pergunta:
Onde posso me informar sobre os processos de inclusão no bolsa família?
O funcionário que estava numa mesa voltada ao atendimento de pessoas deficientes e idosos, a trata com extrema ignorâcia dizendo:
A senhora foi autorizada a entrar neste estabelecimento vestida desta forma?
Ela trajava um vestido de chita e estava calçada em uma sandália de plástico tipo sapatilhas de bonecas, e segurava em suas mãos um saco plástico aparentemente com seus documentos.
Ao lado daquela fila, estava uma outra de atendimento normal e bem maior por sinal, ali uma moça aparentando ter seus, 28 anos, não aguentou a situação e perguntou ao funcionário, desculpe-me, mas aqui é um estabelecimento de atendimento à população ou uma super empresa que trata bem seus visitantes e clientes com direito a cafezinho e bisoitos?
Ao lado daquela fila, estava uma outra de atendimento normal e bem maior por sinal, ali uma moça aparentando ter seus, 28 anos, não aguentou a situação e perguntou ao funcionário, desculpe-me, mas aqui é um estabelecimento de atendimento à população ou uma super empresa que trata bem seus visitantes e clientes com direito a cafezinho e bisoitos?
Ele se voltou contra a moça e disse, "cale-se, vc não tem nada a ver com isso!"
Novamente ela disse, aqui jas um péssimo funcionário ativo. As pessoas que ali estavam estarrecidas com o fato riram-se, uns as defendiam outros em sua triste maioria só reclamavam.
Em fim, ela fez tamanho estardalhaço em prol daquela senhora que estava num canto triste e muito envergonhada.
Conseguiu chamar atenção do diretor da instituição o qual chamou a moça e a senhora em sua sala.
Lá eles discutiram os assuntos, direitos e deveres do cidadão.
Ela colocou a idéia de uma cartilha para as pessoas se informarem e ainda falou sobre a requalificação daqueles funcionários, e encarecidamente pediu para que ele não demitisse o funcionário ignorante, pois se ele é ignorante com emprego, sem ele vai assaltar as velhinhas e moças inocentes de forma menos educada ainda. Os assaltantes que existem já incomodam em grande escala, se pudermos diminuir o número, o faremos.
Lá eles discutiram os assuntos, direitos e deveres do cidadão.
Ela colocou a idéia de uma cartilha para as pessoas se informarem e ainda falou sobre a requalificação daqueles funcionários, e encarecidamente pediu para que ele não demitisse o funcionário ignorante, pois se ele é ignorante com emprego, sem ele vai assaltar as velhinhas e moças inocentes de forma menos educada ainda. Os assaltantes que existem já incomodam em grande escala, se pudermos diminuir o número, o faremos.
O diretor acatou as idéias e pôs em prática. Logo as mudanças foram reconhecidas, os funcionários mais educados e prestativos e todos os clientes que ali frenquantavam estavam visivelmente impressionados com o atendimento. Cafezinho e biscoitos não havia, mas, a educação e o tratamento para com os outros mudou todo àquele conceito de que no Brasil, em especial, nos estabelecimentos públicos, bom atendimento não existe.
Oi meu amigo... já perdi as contas de quantas vezes sai em defesa de pessoas mau atendidas....
ResponderExcluirEm alguns lugares sei que existiu melhoras, em outros é como se nada tivesse ocorrido. Mas eu não desisto, e como trabalho com treinamento em atendimento, sou exigente. Não costumo fazer barraco, mas sei como fazer para chegar ao responsável das empresas e se preciso até aos donos.
Todos nós temos o poder formar opiniões, e se pusermos este nosso poder em prática conseguiremos muito mais do qeu imaginamos.
Beijo no coração
JB belissimo postagem
ResponderExcluirmuito bem escrito assino embaixo
tudo que esta escrito .
um abraço.
Oi amigão,
ResponderExcluirFala sério!
Isso é ficção ou realidade?!
Aconteceu em órgão público?!
Sinto muito, mas não há desculpas para este tipo de comportamento, muito menos nos dias atuais.
O que deveria ter sido feito era a abertura de um PAD e aplicado a advertência condizente com o caso.
Ao final do PAD, se fosse o caso, demissão sumária e proibição de retornar ao serviço público.
Neste ponto, eu não relevo.
Quem não serve para servir ao público, não serve ao serviço público!
Beijo para vocês.
Fui!
Valéria você tem toda razão, ao escrever este post, pensei no mesmo, não devemos desistir, também fui treinada à um certo tempo, por uma ótima profissional dado as exigências por um novo modelo de atendimento pelos funcionários da casa, fômos todos novos contratados na época, os antigos foram remanejados por não se adaptarem às mudanças, não precisamos de barracos para mudar uma situação grotesca, apenas de sabedoria e diálogo.
ResponderExcluirAbração e obrigada pelo rico comentário.
Olá Luís, nós é que agradecemos a sua presença, bom que gostou do post, melhor que isso, concorda com o mesmo de um modo geral.
ResponderExcluirAbraços amigo.
Amigaaa, você me deixou muito feliz e lisongeada, rsrsrs, sumida, tô brincando Beth, sumida estou eu como você mesma já afirmou várias vezes, rsrsrs.
ResponderExcluirAmiga realmente abertura do PAD, mas neste caso o qual foi sim verídico, firmou-se na emergência do caso o Pá daqui pá de lá, rsrsrsrs, falando sério agora, é revoltante quando vemos um caso como este passar em branco, sem que haja uma mudança imediata da parte da empresa quanto ao funcionário, mas neste caso em específico foi contornado pacificamente, e você tem razão, nos tempos de hoje um fato como este é ridículo, eu que o diga.
Nossa! Excelente!
ResponderExcluirGostei muito dessa publicação, muitas pessoas precisam ler e aceitar tais conceitos!
Aproveito para deixar uma dica super especial a todos que querem aprender passo-a-passo a ganhar dinheiro na internet, utilizando principalmente o Facebook!
A maior rede social do momento!
Eu não vou dizer o que é, você tem que acessar para conhecer!
Só vou dizer uma coisa... Você só tem 10 DIAS! Você vai saber para quê, aproveite e conheça logo!
Você vai poder ganhar dinheiro por fazer o que mais gosta na internet!
Acesse: ► ► http://www.garota-web.co.cc/2012/11/como-ganhar-dinheiro-com-o-facebook.html
Uma oportunidade fantástica e única!
Acesse o link e não esqueça de votar lá no blog!
Desejo bastante sucesso para todos e sigam minha dica, que vale muito a pena! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários que terei o maior prazer em responder!
(TESTADO E APROVADO!)
Gostei muito de seu texto e o postei em um jornal local on line, na sessão de opinião, com seus créditos claro, é sempre reconhecer quando estamos diante de uma sábia visão, o texto se encontra aqui: http://www.brasilmetropole.com.br/cultura3/opiniao/3714-tenha-santa-paciencia
ResponderExcluir