Frustrações no relacionamento podem virar motivo para o ato
Perdoar uma traição não é uma das coisas mais fáceis de fazer. É preciso gostar muito e acreditar que vale a pena investir na relação para que esse processo aconteça de verdade. Sim, é um processo e exige muita paciência da parte do traidor, assim como um enorme investimento de energia de ambos.
Em primeiro lugar, temos que saber o motivo da traição, o que fez com que o cônjuge procurasse ou simplesmente deixasse se envolver por outra pessoa mesmo estando compromissado com seu parceiro.

De repente alguém novo aparece, elogiando como você está vestida, reparando que cortou o cabelo, valorizando atitudes pequenas, interessado em sua vida, com um papo gostoso que flui, sem reparar em suas manias e defeitos. Difícil resistir, certo? Pois é aí que entra nossa consciência com o "superego" dizendo: "Não faça isso, você é casada (o)!", ou o "id" contrapondo: "Vá fundo, o que você tem a perder?". Podemos nos sentir atraídos por outras pessoas fora do casamento, mas temos a opção de nos deixar levar ou não por esse desejo, muitas vezes quase irresistível.
Bem, você caiu em tentação. Dá pra perdoar? Tudo depende...
Existem várias histórias de casais que se aproximaram como nunca após um episódio de traição. Isso é possível quando, após a descoberta do fato, ambos se propõem a discutir profundamente sobre tudo que não está bom na relação, através de uma terapia de casal. Eles se comprometem a mudar, recomeçando o casamento. Sim, é um recomeço e requer muito trabalho até o traído voltar a sentir confiança em quem o traiu.

Entender os motivos que levaram uma pessoa a trair provocará uma auto-avaliação de cada um na relação, e fará com que ambos assumam sua responsabilidade na manutenção do amor. É preciso alimentá-lo sempre!
Só cabe o perdão onde ainda existe amor e o arrependimento sincero de quem traiu. É possível reconstruir uma relação pautada em novos moldes de funcionamento, e em especial, num diálogo franco e atitudes transparentes.
Quem disse que é fácil manter um casamento feliz sem momentos de crise? O importante é saber superá-las e tirar o maior proveito para nosso crescimento.
JB PIRES
fonte de pesquisa: Dra. Marina Especialidade: Psicoterapeuta
Olá JB!
ResponderExcluirInteressante sua abordagem do assunto que, delicadíssimo e complexo, enseja-nos uma boa dose de compreensão.
Aconteceu comigo, mas nunca consegui perdoar. Já faz muito tempo... mas, apesar de não carregar comigo nenhuma lembrança do acontecido, caso acontecesse num novo relacionamento, poderia colocar todos os prós e os contras na balança dos meus sentimentos.
Forte abraço
É um assunto muito delicado, JB. Só acontecendo para saber que atitude tomaremos. Que eu saiba não aconteceu comigo ainda. Mas acho que seria muito difícil perdoar.
ResponderExcluirAbraços
Senhores, boa tarde,Seu Luiz e Blog namoro na Boa.
ResponderExcluirO perdão é muito dificil de se conceder, o mundo cada dia que passa vai ficando cada vez mais pornografico e é raro os casos dos homens principalmente,que são realmente fieis,que só tenha olhos para uma pessoa,temos que ter os peis no chão e saber que somos adultos e que tudo que fazemos há consequencia, há sempre como pensar 2x antes de fazer,por mais que não sejamos de ferro ,pois se existir amor verdadeiro, não haverá nem pensamento de traição.
Um abraço