Motivação...

Seja bem-vindo(a) ao meu blog

Aproveite os textos e tenha uma ótima leitura. Não esqueça de deixar um comentário se achar conveniente, seja para criticar, elogiar ou fazer algum reparo no conteúdo. Em qualquer caso, estará enriquecendo o blog e deixando mais informações para as pessoas que o acessam.

SIGAM-ME OS BONS

sábado, 5 de junho de 2010

Hackers - Os caras maus


Mais um foi pego hoje, está por toda parte nos jornais. Adolescente preso em escândalo de crime de computador. Hacker preso depois de trapaça em Banco". Assim inicia-se o manifesto hacker, escrito em 08 de janeiro de 1986. [0]


O termo Hacker (pronuncia-se: réquer) é usado para designar aquele que faz um hack, uma modificação que gera melhorias. Geralmente hackers são pessoas que tem aptidão técnica e deleite em resolver problemas e ultrapassar limites.  Atualmente, na era da internet, é comum associar este termo à informática; porém os hackers existem em diversas áreas de conhecimento, e são caracterizados por serem proficientes, sempre inovando e aperfeiçoando o que lhes é proposto. Neste ponto recomendo a leitura do artigo Sou um hacker e me orgulho muito disso !



Em paralelo a definição escrita acima, há aqueles que utilizam pejorativamente o termo hacker, referindo-se as pessoas que cometem atos infracionais. Tal definição é comumente utilizada em grandes veículos de mídia, fazendo, assim, que muitos pensem que este termo é o correto. O manifesto hacker, já em 1986, foi publicado, justamente, com o objetivo de alertar e lutar contra isto.



Cracker e Script Kiddie

Cracker (pronuncia-se créquer) é aquele que tem conhecimento, neste caso em informática, e utiliza-o para causar malefícios e/ou benefícios para proveito próprio. São denominados crackers aqueles que roubam bancos, criam botnets para disseminar virus e atacar conexões de internet, modificam um software para utilizar como se fosse uma cópia legítima, entre diversos outros atos.



A diferença básica entre hackers e crackers, é: hackers constroem coisas, crackers as destroem.





Por fim, script kiddie (pronuncia-se iscripti quídi), garoto do script em português, é um termo depreciativo atribuído aos crackers sem experiência; geralmente adolescentes. Estes por sua vez utilizam softwares (programas de computador), criados por hackers ou crackers, para praticar atos ilegais. Eles não estão interessados em aprender informática, em aprimorar softwares, querem apenas ganhar status social.



Críticas e sugestões são bem vindas. Saudações livres à todos e até o próximo artigo.


Para mais informações veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cracker
http://pt.wikipedia.org/wiki/Script_kiddie
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Hacker

[0] Tradução do manifesto hacker para o português do Brasil http://www.absoluta.org/seguranca/mentor.html


JB PIRES

3 comentários:

  1. Boa noite JB,

    Obrigada pelo carinho do comentário, serás sempre bem vindo! Gostei das informações aqui, eu não sabia, agora posso até pensar melhor nos atos praticados destes adolescentes, é sempre bom aprender, tenho sede de aprender! Gostei da materia do B a bordo, no teu outro blog, tentei comentar mas não conseguir, mas estou te seguindo também! Obrigada! Estarei sempre por aqui!

    Bjs na tua alma

    ResponderExcluir
  2. Que beijo profundo,Nanci.devolvo outro no seu coração.

    Adorei você,volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Um outri termo para script kiddie é ''
    Lamer''

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário, aceito críticas e sugestões. Ficarei super feliz pelo simples fato de você ter comentado.

Redes Sociais

Slide de Postagens Recentes

VISITAS RECENTES

Receba minhas postagens em seu Email