Motivação...

Seja bem-vindo(a) ao meu blog

Aproveite os textos e tenha uma ótima leitura. Não esqueça de deixar um comentário se achar conveniente, seja para criticar, elogiar ou fazer algum reparo no conteúdo. Em qualquer caso, estará enriquecendo o blog e deixando mais informações para as pessoas que o acessam.

SIGAM-ME OS BONS

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Decifrando o rotulês dos remédios

Farmacêuticos falam um dialeto próprio: o rotulês, língua que está estampada em todos os medicamentos. As recomendações parecem óbvias - como "agite antes de usar" ou "mantenha sob refrigeração". Mas, afinal, por que elas são tão importantes? Aqui vai uma lista de traduções e também a interpretação do texto.


Mantenha sob refrigeração

De acordo com o clínico-geral e cardiologista José Renato das Neves, do Hospital Samaritano, em São Paulo, a maioria dos remédios entra em ação depois da ingestão porque passa por reações químicas dentro do corpo. "Se for guardado à temperatura ambiente, o calor pode antecipar essas reações e eles perdem a eficácia." Isso acontece com o antibiótico amoxicilina líquido e com a insulina. Existem remédios que podem até se tornar tóxicos, como a tetraciclina, usada para tratar infecções.

Pode provocar tontura ou sonolência

Alguns remédios podem causar uma súbita queda na pressão sanguínea. Mas, com o uso e os ajustes de dose feitos pelo médico, a situação logo volta ao normal.

Não tome sol

Algumas medicações, como o ácido retinóico, deixam a pele mais sensível quando exposta ao sol. Antibióticos também podem causar manchas. Para evitar problemas, passe protetor FPS 30 até nas partes que ficam cobertas.

Não tome com leite ou antiácidos

Como esses produtos podem se aglutinar com certas medicações, impedindo ou diminuindo sua absorção, consuma-os com pelo menos 30 minutos de intervalo. O ferro, ministrado em casos de anemia, é um dos remédios que têm o efeito afetado. "Ele é melhor absorvido em ambiente ácido, e o leite impede isso", recomenda Neves.

Evite álcool

Antidepressivos, sedativos, anticonvulsivantes ou medicamentos contra dor podem causar náusea e vômito quando consumidos com bebida alcoólica. "Como o álcool faz com que a pessoa urine mais, o remédio também passa menos tempo na corrente sanguínea", alerta Neves.

Agite antes de usar

Os medicamentos líquidos têm seu componente ativo dissolvido em água. Com o tempo ele se deposita no fundo do vidro. "Agitar antes de usar garante uma mistura homogênea e evita que você tome pouco do remédio no começo do vidro e muito no final", explica Neves.

Da pra entender, agora, como funciona, a linguagem dos rótulos de remédio e nunca mais ficar perdido.

fonte: mens health

2 comentários:

  1. Olá, devemos termos bastante cuidado ao tomarmo medicamento porque em muitas situações pode ter contraindicações. Por isso, é muito importante que só tomamos remédio com a orientação de um médico. Ao mesmo tempo, a leitura contida nas descrições e nos rótulos da maioria dos medicamentos são muito confusos e para um leigo torna-se quase imcompreensível. As suas dicas são um bom comerço para seguir de forma mais segura as medicações.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  2. todo cuidado é pouco viu Francisco.
    ótima semana p vc!
    um abraço

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário, aceito críticas e sugestões. Ficarei super feliz pelo simples fato de você ter comentado.

Redes Sociais

Slide de Postagens Recentes

VISITAS RECENTES

Receba minhas postagens em seu Email