Motivação...

Seja bem-vindo(a) ao meu blog

Aproveite os textos e tenha uma ótima leitura. Não esqueça de deixar um comentário se achar conveniente, seja para criticar, elogiar ou fazer algum reparo no conteúdo. Em qualquer caso, estará enriquecendo o blog e deixando mais informações para as pessoas que o acessam.

SIGAM-ME OS BONS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Como surgiu o costume de pintar as unhas?




As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. As cores do “esmalte” estavam relacionadas com a posição social do indivíduo - homem ou mulher. Durante a dinastia Chou, no século 7 a.C., apenas os membros da família real podiam usar uma pasta dourada ou prateada na unha - as cores reais mudariam mais tarde para vermelho e preto.Ao redor do ano 30 a.C., pintar as unhas era moda também entre os egípcios, que mergulhavam os dedos em tintura de hena. Mulheres das classes menos favorecidas só estavam autorizadas a pintar as unhas com tons claros.No reinado de Cleópatra, por exemplo, só ela podia usar vermelho para colorir sua unha. Desobedecer à ordem dava punição severa - às vezes, até morte.
























Os primeiros esmaltes eram feitos de uma mistura de goma arábica, cera de abelha, clara de ovo e gelatina. Hoje, o esmalte é uma variação da tinta usada em pintura de carros.“Antes da década de 20, costumava-se passar óleo nas unhas e depois lustrá-la, hábito que indicava status”,afirma Mitsuko Shitara, professora de história da moda da Faculdade Santa Marcelina.
O primeiro esmalte como o conhecemos hoje foi feito em 1925, e a grande maioria feminina adora essa tinta pras unhas. Especialistas confirmam que o esmalte faz diferença na produção final, e grande parte deles aconselha que o esmalte combine com a roupa escolhida.
Menos se a cor da roupa for amarelo-limão, roxo-hematoma ou verde-floresta. Aí, nada melhor que uma base incolor,mesmo! Se bem que… Quantas pessoas usam amarelo-limão por livre e espontânea vontade? Gosto é que nem "nariz", cada um tem o seu, rsrsrsrsrssrrs


Um forte abraço !


Juliano Batista Pires










5 comentários:

  1. isto revela que o homem é vaidoso há muitos anos, bem mais do que pudéssemos imaginar.
    òtimo post.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o texto Juliano, posso usá-lo no meu blog, com os devido links e créditos?

    ResponderExcluir
  3. Mas em algum momento nesse periodo, ficamos relaxados e só agora voltamos a ser vaidosos de novo, um abraço, Jorge, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Alexandre, adoraria se usasse, um abraço e muito sucesso.
    òtima semana!

    ResponderExcluir
  5. Adoraria que voces seguissem o meu blog, sejam bem vidos, Jorge e voce Alexandre

    ResponderExcluir

Faça aqui seu comentário, aceito críticas e sugestões. Ficarei super feliz pelo simples fato de você ter comentado.

Redes Sociais

Slide de Postagens Recentes

VISITAS RECENTES

Livro de visitas